Como já era esperada a Lei foi sancionada para acalmar o animo da patronal, que para a presidente estava bastante exaltado, e os incomodava devido à força que estava nascendo no seio dos caminhoneiros. É bom lembrar e refrescar a memoria de alguns, que este movimento surgiu da classe patronal, juntamente com os caminhoneiros autônomos. Não é movimento de trabalhadores assalariados, ou seja, trabalhador de CTPS assinada. O ponto de reinvindicação está focada nos melhores preços de fretes, menores preços no diesel e pedágios mais barato. Para tanto, o governo sanciona a lei, dizendo ser para acalmar os caminhoneiros permitindo mais horas de trabalho. Então vejamos, algo não esta batendo nesta atitude, enquanto o sindicato da classe trabalhadora luta para que o trabalhadores de CTPS assinada, não tenham uma carga horária de trabalho excessiva, evitando assim acontecer acidentes fatais de grandes proporções, como já foram noticiado  na mídia local,  bem como  nacional, do qual foi matéria mostrando as condições físicas e psicológicas dos caminhoneiros, chegando a exaustão. A Presidente sanciona a Lei da qual beneficia o Agronegócio. Citamos um exemplo do acidente com o Ônibus do  Brasil  de Pelotas/RS,  na noite do dia 15 de janeiro de 2009, no km 150 da BR-392, e provocou a morte do atacante uruguaio Claudio Milar, ídolo da torcida, com 111 gols marcados pelo xavante, do zagueiro Régis Gouveia Alves, e do preparador de goleiros Giovane Guimarães. Outras 20 pessoas ficaram feridas no acidente. Fica a pergunta para ser interpretada, será que um trabalhador que trabalha com ÔNIBUS e TRANSPORTE DE CARGA, vai conseguir trabalhar 12 horas por dia? E quem fora o culpado do acidente?  Exatamente o motorista.  Então o governo que se diz defensor dos trabalhadores vêm sancionar uma Lei que regulariza uma escravidão no setor do transporte. Infelizmente damos um passo a frente e dois para trás, mais uma vez os trabalhadores pagam pelos interesses de terceiros munidos de poder financeiro, enquanto isso ficamos lutando com a bainha da faca para tentar salvar vidas da nossa categoria. Que fique bem claro, que também faço parte de uma categoria, que luta diariamente por melhores condições de trabalho, e que, sou a favor de toda e qualquer reinvindicação de companheiros, e que cada categoria tem suas peculiaridades da qual deveria ser apreciada pelo Governo, e não fazer uma verdadeira salada de frutas.

Gilberto Godoy Boeira

Presidente Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Passo Fundo/RS